Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 5 de junho de 2011

Vamos daqui pra frente falar de vários outros assuntos ok
Vamos falar um pouco do que, como se faz, e como se mantem uma horata caseira
Nossas avós costumavam ter no quintal uma pequena horta de temperos e algumas hortaliças.
Alimentos frescos para a mesa da família, produzidos em casa.

Quando criança acompanhava minha mãe ao mercado e havia uma banca que vendia mudinhas diversas, das hortaliças às plantas para colocar no pomar e jardim.
Com o tempo caiu em desuso e com a facilidade de compra em supermercados e feiras livres espalhadas pela cidade, aliadas ao grande aglomerado de edifícios, cultivar em casa não se usava mais.

Agora, voltando às origens, as pessoas descobrem novamente o prazer deste hobby.

Para ajudá-las, elaboramos uma série de artigos, tais como o preparo do solo do canteiro, substrato para jardineiras, adubação e tratamentos contra pragas ecologicamente corretos. Para fazer e manter uma horta orgânica.

Em qualquer que seja seu espaço.


Faça hortas em vasos
Quer uma horta mas não tem espaço? Aqui você descobre como fazer pequenas hortas em vasos. Podem ser feitas em qualquer lugar, até mesmo em apartamentos! É mais simples do que você pensa! 

Como fazer uma horta orgânica em casa
Você tem um cantinho no quintal ou na varanda do apartamento que pega sol pelo menos algumas horas do dia? Então a boa notícia é que você pode cultivar seus alimentos de forma orgânica, na sua casa mesmo.

Se você tiver espaço para fazer um canteiro no jardim ou no quintal, ótimo! Se não tiver, não se desespere: dá para cultivar em vasos e jardineiras também!

Atenção para as dicas:

Para cultivar hortaliças em vasos ou jardineiras:

Passo 1: Encha um terço do vaso ou jardineira com pedriscos ou argila expandida para facilitar a drenagem. Lembre-se que os vasos devem ter furos para drenagem no fundo.
Passo 2: Coloque no vaso a seguinte mistura: 2 partes de terra comum, 1 parte de composto orgânico e 1 parte de húmus, enchendo quase até a borda do vaso.
Passo 3: Espalhe um pouco de areia.
Como plantar:Para mudas de temperos (salsa, cebolinha, manjerona), posicioná-las de maneira intercalada, em forma de triângulo. Para hortaliças é possível usar mudas também ou plantar a partir de sementes, neste caso, siga as instruções da embalagem. Quando usar mudas, lembre-se de fincar estacas para auxiliar o crescimento vertical, especialmente no caso dos tomates.
O composto orgânico deve ser feito com esterco curtido de animais (para evitar cheiro e insetos) e restos de vegetais (cascas de legumes e frutas, pequenos galhos, folhas ou grama cortada). Se não tiver como fazer o composto em casa, é possível adquirir pronto, em lojas de produtos agropecuários.

Para cultivar hortaliças em canteiros:

Passo 1: Revolver o solo com enxada ou pá, deixando a terra bem solta e fofa.
Passo 2: Misturar composto orgânico na terra já bem revolvida e fofa.
Passo 3: Usar uma ferramenta chamada ancinho, para alisar os canteiros e dar forma arredondada.
Passo 4: Deixar o canteiro 20 centímetros acima do nível do terreno.
Passo 5: A largura do canteiro deve ser de no máximo 1,20 m.
Como plantar: Marcar os espaçamentos (exemplo: os pés de alface devem ficar a dois palmos um do outro). Posicionar as mudas de maneira intercalada, em forma de triângulo, para evitar a erosão. No caso de sementes, misturá-las com areia e espalhar com a mão sobre os sulcos do canteiro da maneira mais uniforme possível. Regar em seguida e pelo menos uma vez ao dia. Se for uma região quente, deve-se regar duas vezes ao dia até as mudas emergirem.

Atenção: Deve-se usar sempre composto orgânico e húmus na aducação da horta. No caso de ataque de pragas, usar apenas receitas naturais para combatê-las

9 comentários:

  1. Muito boa essa dica, principalmente hoje em dia que não temos tanto espaço assim.

    ResponderExcluir
  2. Adorei, vou por em prática aqui em casa.

    ResponderExcluir
  3. é super 10 essa sua ideia, por que nos dias de hoje tanto no alimento qtanto na energia limpa,isso é vida tanto para nos e muito mais para nossos futuros filhos ,netos e etc...

    ResponderExcluir
  4. Amei esta criatividade,pois fica mais pratico nosso dia a dia e nos poupa de ir e vir dos sacolões da vida.rrrrsssssssssss.

    ResponderExcluir
  5. muito boa idéia , eu ja pensava nisso , e essa forma é demais ,,,,,,,,,,, adorei....

    ResponderExcluir
  6. Olha, esta orta está linda!!! Vou fazer uma , alem de bonita é útil.

    ResponderExcluir
  7. Olá caro colega, passei aqui para elogiar a sua postagem e peço a gentileza de visitar meu site de Autosurf.

    http://www.autosurfpower.com

    Cadastre-se e receba 1000 créditos para começar a divulgar o seu blog.

    Abraço e fique com Deus.

    att. Marcelo Montenegro

    ResponderExcluir
  8. Procurando uma renda extra?

    Quer ganhar $$$$$ por mês trabalhando uma hora por dia com seu BLOG? Nosso sistema de trabalho em casa é fácil e lucrativo. Voce não precisa vender nada e nem indicar pessoas.

    http://ganhosweb.com

    ResponderExcluir
  9. Ganhe dinheiro com seu blog trabalhando no conforto de sua casa. Você faz seu horário. Não precisa indicar ninguém para ganhar. Você ganha com seu trabalho! Saiba como em:
    www.homemoney.com.br

    ResponderExcluir